quinta-feira, 13 de agosto de 2009

POLÍTICA E POLÍTICOS

Politica: A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados". O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
Com estas definições retiradas de fontes devidamente acreditadas e com créditos firmados, pretende-se reforçar a ideia de que a política deve ser efectuada tendo em conta todos os procedimentos relativos à comunidade e não ao indíviduo.
A política, dever ser utilizada para servir "a pólis", e não para se servir dela.
Porém, é com tristeza que vou ficando com a ideia (e cada vez a ganhar força) de que existe gente que só olha para o seu próprio umbigo, só defende os seus próprios interesses, mesmo que isso choque com os interesses da comunidade. E para tal vale tudo. Desde a intriga à mentira... Depois vêm para a praça pública, com ar de bons samaritanos, inocentes e atónitos, afirmar que não sabem porque é que a classe política está desacreditada e a abstenção nos actos eleitorais é elevada...

Sem comentários:

Enviar um comentário