segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ENGUIAS DE MATOSINHOS

A enguia é um peixe de água doce da família dos anguilídeos, de corpo longo e cilíndrico e pele escorregadia. Habita preferencialmente em locais lodosos ou densa vegetação submersa. Aristóteles defendia que as enguias emergiam do lodo por geração espontânea.
Assim, e fazendo uma comparação com algumas realidades com que vou tendo contacto, constato que esta definição pode-se aplicar a determinadas figuras locais, ou que por aqui gravitam.
Ao que se apurou existem algumas enguias por Matosinhos. Umas de cá, outras, migratórias (aliás, essa é uma das características da enguia, que se deslocam do mar - onde ocorre a reprodução - para os cursos de água doce, como rios e ribeiros).
Essas enguias têm causado algum mau estar entre as boas gentes de diversas freguesias do concelho, que apenas querem trabalhar e fazer algo pelas populações, não colocando os interesses pessoais à frente dos problemas das comunidades.
É triste e lamentável, pois com isso hipoteca-se o desenvolvimento de algumas freguesias e provavelmente do concelho, não se operando finalmente a mudança.

Sem comentários:

Enviar um comentário