quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Eis os nomes dos candidatos do BE em Matosinhos



Câmara Municipal:

Fernando José Queiroz - Economista
Gonçalo Torgal - Arquitecto

Assembleia Municipal:

José Ferreira dos Santos - Empresário
Cecilia Eira - Médica
Luis da Silva - Electricista - reformado
Ernesto Leitão Magalhães - Professor

Assembleias de Freguesia:

CUSTÓIAS - José Augusto Santos Silva
GUIFÕES - José Manuel Pinto Ferreira
LAVRA – Carlos Maria Miranda da Mota
LEÇA DO BALIO - Fernando Martins Marques
LEÇA DA PALMEIRA – Ana Rita Ribeiro
MATOSINHOS – Antonio Ferreira Marinho
PERAFITA – José Estrela Pereira
S.MAMEDE INFESTA - Cecilia Moutinho da Silva
SANTA CRUZ DO BISPO - Norberto Medeiros
SENHORA DA HORA – João Pedro Freire

Mandatário Concelhio:

Francisco Alexandre Abreu Pessegueiro de Miranda - Arquitecto e Artista Plástico
Posted by Bloco de Esquerda Matosinhos

terça-feira, 25 de agosto de 2009

"DA GENTE QUE EU GOSTO" de Mário Benedetti

Mário Benedetti é o autor de um texto intitulado "DA GENTE QUE EU GOSTO", que deve ser lido com atenção e daí retirar as ilações devidas. Cumpre-me partilhar o texto pois vale a pena pensar nisto:

DA GENTE QUE EU GOSTO.

Eu gosto de gente que vibra, que não tem de ser empurrada, que não tem de dizer que faça as coisas, mas que sabe o que tem que fazer e que faz. A gente que cultiva sues sonhos até que esses sonhos se apoderam de sua própria realidade.

Eu gosto de gente com capacidade para assumir as conseqüências de suas ações, de gente que arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, que se permite, abandona os conselhos sensatos deixando as soluções nas mãos de Deus.

Eu gosto de gente que é justa com sua gente e consigo mesma, da gente que agradece o novo dia, as coisas boas que existem em sua vida, que vive cada hora com bom animo dando o melhor de si, agradecido de estar vivo, de poder distribuir sorrisos, de oferecer suas mãos e ajudar generosamente sem esperar nada em troca.

Eu gosto da gente capaz de me criticar construtivamente e de frente, mas sem me lastimar ou me ferir. Da gente que tem tato. Gosto da gente que possui sentido de justiça. A estes chamo de meus amigos.

Eu gosto da gente que sabe a importância da alegria e a pratica. Da gente que por meio de piadas nos ensina a conceber a vida com humor. Da gente que nunca deixa de ser animada.

Eu gosto de gente sincera e franca, capaz de se opor com argumentos razoáveis a qualquer decisão.
Gosto de gente fiel e persistente, que no descansa quando se trata de alcançar objetivos e idéias.

Eu gosto da gente de critério, a que não se envergonha em reconhecer que se equivocou ou que não sabe algo. De gente que, ao aceitar seus erros, se esforça genuinamente por não voltar a cometê-los. De gente que luta contra adversidades. Gosto de gente que busca soluções.

Eu gosto da gente que pensa e medita internamente. De gente que valoriza seus semelhantes, não por um estereotipo social, nem como se apresentam. De gente que não julga, nem deixa que outros julguem. Gosta de gente que tem personalidade.

Eu gosto da gente que é capaz de entender que o maior erro do ser humano é tentar arrancar da cabeça aquilo que não sai do coração.

A sensibilidade, a coragem, a solidariedade, a bondade, o respeito, a tranqüilidade, os valores, a alegria, a humildade, a fé, a felicidade, o tato, a confiança, a esperança, o agradecimento, a sabedoria, os sonhos, o arrependimento, e o amor para com os demais e consigo próprio são coisas fundamentais para se chamar GENTE.

Com gente como essa, me comprometo, para o que seja, pelo resto de minha vida... já que, por tê-los junto de mim, me dou por bem retribuído.

Impossível ganhar sem saber perder.
Impossível andar sem saber cair.
Impossível acertar sem saber errar.
Impossível viver sem saber reviver.

A glória não consiste em não cair nunca, mas em levantar-se todas as vezes que seja necessário.
E ISSO É ALGO QUE MUITO POUCA GENTE TEM O PRIVILEGIO DE PODER EXPERIMENTAR.
Bem aventurados aqueles que já conseguiram receber com a mesma naturalidade o ganhar e o perder, o acerto e o erro, o triunfo e a derrota...

JN LEVANTA O VÉU DA REALIDADE MATOSINHENSE

Sanitários abrigam grupos desportivos

Instalações que estavam fechadas e degradadas foram cedidas a colectividades do concelho. No Araújo, em Leça do Balio, o clube é obrigado a franquear as portas das casas de banho a quem necessitar

00h30m
REIS PINTO TEXTO, JOSÉ CARMO FOTOS

Após décadas ao serviço da população, a que se seguiram anos de abandono, algumas casas de banho públicas de Matosinhos servem, agora, para aliviar as finanças de alguns pequenos clubes e associações recreativas.

Com muitos atletas e poucos sócios "só entra despesa. Por isso precisávamos de ter aqui um pequeno bar para fazer algum dinheiro".

Joaquim Augusto é presidente da Direcção do Grupo Desportivo do Bairro dos Pescadores e falou ao JN na "liliputiana" nova sede do clube, junto à igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Um sofá, uma televisão, três prateleiras com troféus e algumas fotos nas paredes compõem o "salão" de convívio. Um pequeno e estreito corredor leva à sala da Direcção, onde também se guardam os equipamentos dos pequenos atletas (o clube dedica-se apenas às camadas mais jovens do futsal).

Joaquim Augusto mostra as camisolas e explica por que as há de cores diferentes. "O Futebol Clube do Senhor do Patrão [também instalado numa antiga casa de banho pública] já não tem futebol e ofereceu-nos os equipamentos. Mandámos fazer emblemas nossos e vamos cosê-los por cima".

Joaquim Timóteo preside ao Senhor do Padrão, com sede na Rua de Primeiro de Dezembro. Já teve futebol e agora brilha nas mesas de bilhar, nas modalidades livre e de "pool". "Não temos sócios. O clube é composto pela Direcção e por 20 atletas. Somos ajudados pela Câmara, pela Junta de Freguesia de Matosinhos e temos um protocolo com o Leixões. Estamos na Primeira Divisão Nacional", referiu.

O ar já escaldava e as brancas paredes da sede da Associação Desportiva e Recreativa do Araújo, também ela uma antiga casa de banho pública, anunciavam um oásis de frescura. Desilusão. "Isto é pequeno, mas muito quente no Verão e gelado no Inverno", anunciou, à laia de boas-vindas, António Macedo, presidente daquela instituição matosinhense.

"Infelizmente, estou reformado, de modo que abro o bar às nove horas e por aqui vou ficando até à noite. É uma prisão, mas não aparece ninguém para me substituir. Esperamos que os associados regressem agora com a nova sede e, quem sabe, alguém me substitua", confessou António Macedo.

A sede foi cedida pela Junta de Freguesia de Leça do Balio e, em protocolo, o clube obriga-se a franquear o WC a quem dele necessite. Em Leça da Palmeira, os escoteiros têm numa das casas de banho da ponte móvel um local de arrumação.

in JORNAL DE NOTÍCIAS, 25/08/2009, REIS PINTO

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

AFINAL HÁ CDS EM LEÇA DO BALIO

Ao contrário do que foi veiculado neste blogue, existe uma estrutura legal e com plenos poderes para o efeito do CDS/PP.
Essa estrutura é liderada pelo sr. Francisco Mateus, que, ao que conseguimos apurar é o 4º elemento da lista da Coligação Matosinhos Merece Melhor, candidata à Junta de Freguesia de Leça do Balio.
Os restantes elementos são Susana Mateus, Jorge Alves e Hugo Teixeira.

terça-feira, 18 de agosto de 2009


No decorrer do sorteio da ordem das candidaturas no boletim de voto foi conhecida a decisão judicial sobre o requerimento apresentado pelo mandatário das candidaturas “Narciso Miranda Matosinhos Sempre”, referente à inclusão do símbolo no boletim de voto. Classificando a lei como omissa quanto à garantia do uso dos símbolos por parte das candidaturas independentes, a Juíza considerou que a lei não proíbe a inclusão do símbolo das candidaturas independentes, sorteando-se o numeral romano (como tem sido habitual com as candidaturas independentes) apenas se não for apresentado um símbolo. O requerimento foi assim diferido, sob pena da sua não inclusão poder violar o princípio constitucional da igualdade de oportunidades de candidaturas.

Coligação em 1º e Independente em último

Decorreu no Tribunal de Matosinhos o sorteio da ordem das candidaturas nos boletins de voto.
O sorteio, realizado pelo Juiz de Turno do 6º Juízo Cível da Comarca de Matosinhos e com a presença dos mandatários de cinco candidaturas (com a ausência do mandatário da candidatura do Bloco de Esquerda), determinou a ordem das candidaturas nos boletins de voto. O sorteio contemplou a candidatura da Coligação Matosinhos Merece Melhor (PSD e CDS) em 1º lugar enquanto que a candidatura independente “Narciso Miranda Matosinhos Sempre” ficou com o último lugar no boletim de voto.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CDS DE MATOSINHOS: QUEM SÃO? ONDE ANDAM?

Após pesquisar quais os membros do CDS/PP em Matosinhos, e mais em particular em Leça do Balio, é caso para perguntar quem são e por onde têm andado. Ou melhor, o que é que têm feito em prol da comunidade, quais as aparições que têm tido na vida activa da freguesia? Excepção feita claro a Rodolfo Mesquita, que é o único CDS que merece os nossos créditos.
Ao que sei, em Leça do Balio vale a pena a mudança, pela competência, honestidade e vontade de trabalhar das pessoas afectas à lista mas para a edilidade matosinhense, coloco imensas reticências...

ENGUIAS DE MATOSINHOS

A enguia é um peixe de água doce da família dos anguilídeos, de corpo longo e cilíndrico e pele escorregadia. Habita preferencialmente em locais lodosos ou densa vegetação submersa. Aristóteles defendia que as enguias emergiam do lodo por geração espontânea.
Assim, e fazendo uma comparação com algumas realidades com que vou tendo contacto, constato que esta definição pode-se aplicar a determinadas figuras locais, ou que por aqui gravitam.
Ao que se apurou existem algumas enguias por Matosinhos. Umas de cá, outras, migratórias (aliás, essa é uma das características da enguia, que se deslocam do mar - onde ocorre a reprodução - para os cursos de água doce, como rios e ribeiros).
Essas enguias têm causado algum mau estar entre as boas gentes de diversas freguesias do concelho, que apenas querem trabalhar e fazer algo pelas populações, não colocando os interesses pessoais à frente dos problemas das comunidades.
É triste e lamentável, pois com isso hipoteca-se o desenvolvimento de algumas freguesias e provavelmente do concelho, não se operando finalmente a mudança.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

POLÍTICA E POLÍTICOS

Politica: A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados". O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
Com estas definições retiradas de fontes devidamente acreditadas e com créditos firmados, pretende-se reforçar a ideia de que a política deve ser efectuada tendo em conta todos os procedimentos relativos à comunidade e não ao indíviduo.
A política, dever ser utilizada para servir "a pólis", e não para se servir dela.
Porém, é com tristeza que vou ficando com a ideia (e cada vez a ganhar força) de que existe gente que só olha para o seu próprio umbigo, só defende os seus próprios interesses, mesmo que isso choque com os interesses da comunidade. E para tal vale tudo. Desde a intriga à mentira... Depois vêm para a praça pública, com ar de bons samaritanos, inocentes e atónitos, afirmar que não sabem porque é que a classe política está desacreditada e a abstenção nos actos eleitorais é elevada...

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Churrasco em Matosinhos

A Coligação Matosinhos Merece Melhor, realizou no passado Sábado, 8 de Agosto, ao final da tarde, um Churrasco/Convivio com os moradodes da freguesia do Bairro de Carcavelos.

O registo mais significativo foi a recepção tanto dos moradores como da Direcção do Centro Popular de Trabalhadores do Bairro de Carcavelos, na pessoa do Sr. Bispo Presidente da Colectividade, expresso nas palavras dirigidas ao candidato.

É memorável o trabalho realizado pela Associação em prol da Formação dos mais jovens, desta comunidade.

A tarde transpirou simpatia, nas pessoa da D. Júlia, da Vânia e do Pedro e tantos outros que ao serviço desta comunidade acolheram os responsaveis da Coligação Matosinhos Merece Melhor.

Do candidato à Junta de Freguesia de Matosinhos, Pinto Lobão, ficou o compromisso que consta do seu programa para Matosinhos, selado pelo candidato à Câmara Municipal de Matosinhos, José Guilherme Aguiar, de colocar a cobertura no Pavilhão Desportivo e dotá-lo com piso sintético.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Narciso Miranda com candidatos a todos os órgãos autárquicos

Segunda-feira, 10 de Agosto de 2009
Número mínimo de proponentes para Câmara ultrapassado

Hoje, em conferência de imprensa, Narciso Miranda anunciou o resultado do processo de recolha de assinaturas de proponentes a todos os órgãos autárquicos. Balanço final – cerca de 19.000 assinaturas recolhidas, o que significa que o independente ultrapassou em cerca de 70% o número mínimo de proponentes exigidos legalmente.
Para a Câmara Municipal foram recolhidas 6.899 assinaturas, para a Assembleia Municipal foram recolhidas 6.922; para as 10 Assembleias de Freguesia foram angariadas 5.155 assinaturas. Os processos de candidatura serão agora desenvolvidos junto da Comarca de Matosinhos pelo Mandatário das Candidaturas, o advogado Pedro Pereira Pinto.
Durante a conferência de imprensa foram também apresentados os mandatários da candidatura independente “Narciso Miranda Matosinhos Sempre”. A escolha do mandatário do Candidato à Câmara recaiu sobre o médico e professor universitário José Maria La Fuente de Carvalho, enquanto o leceiro Pedro Pereira Pinto, advogado de profissão com escritório em Matosinhos, será o Mandatário das Candidaturas a todos os órgãos autárquicos. Para Mandatário Financeiro e de acordo com os critérios de rigor e transparência estabelecidos pela candidatura, foi escolhido Armando Luís Vieira de Magalhães, Revisor Oficial de Contas (ROC).

Processo de financiamento divulgado

Depois da divulgação dos resultados do processo de recolha de assinaturas, Narciso Miranda explicou o processo de financiamento da campanha. Com a exigência de total rigor e transparência, o grupo de cidadãos eleitores “Narciso Miranda Matosinhos Sempre” iniciou um processo de contracção de empréstimo bancário junto do banco Santander Totta, que visa suportar as primeiras despesas da campanha eleitoral. Em adição ao empréstimo, foi aberta uma conta bancária que ficará sob responsabilidade exclusiva do Mandatário Financeiro e do candidato à Presidência da Câmara.
O candidato independente revelou que brevemente irá ser desencadeada uma operação de angariação de fundos junto de todos os cidadãos, com particular incidência nos candidatos e apoiantes de candidaturas aos diversos órgãos autárquicos. Neste processo de angariação de fundos, só serão aceites contributos em forma de cheque, nos limites estabelecidos pela lei e sempre com emissão de um recibo comprovativo e assinado, em todos os casos, pelo Mandatário Financeiro.
In http://narcisomiranda.blogspot.com

Narciso Miranda em Lavra em busca de assinaturas

Matosinhos
Narciso ainda sem assinaturas para todos os órgãos autárquicos
por FRANCISCO MANGAS - Ontem - No DN online

Segunda-feira, o candidato independente anuncia o modelo de financiamento da campanha e se concorre em todas as freguesias

A candidatura independente de Narciso Miranda ainda não garantiu assinaturas necessárias que lhe permitam concorrer a todos órgãos autárquicos do concelho de Matosinhos. Hoje e amanhã, será feito um "derradeiro esforço" na recolha de mais proponentes.

Na segunda-feira, depois de conhecidos os resultados da acção do fim-de-semana, Narciso Miranda anunciará, em conferência de imprensa, se o seu movimento tem condições para apresentar listas independentes aos doze órgãos autárquicos.

Na apresentação da candidatura, em Maio, Narciso prometia listas na câmara, Assembleia Municipal e em todas as juntas de freguesia. No entanto, o processo, admite o candidato, tem sido mais complexo do que o esperado. No caso concreto de Matosinhos, para formalizar candidaturas independentes a todos os órgãos autárquicos, são necessárias as assinaturas de, pelo menos, 12 369 proponentes, identificados com os números do bilhete de identidade e eleitor.

FRANCISCO MANGAS - Ontem - No DN online

Assim, e na ânsia de atingir o objectivo, o candidato independente à Câmara Municipal de Matosinhos, esteve este fim-de-semana na freguesia de Lavra, para participar nas Festas em Honra do Divino Salvador.

domingo, 9 de agosto de 2009

ATÉ SEMPRE RAUL SOLNADO






Pessoalmente resta-me lamentar a perda de uma grande figura das artes e um grande ser humano, agradecendo a Raul Solnado todos os momentos de boa disposição que nos proporcionou.


Até sempre.


ABAIXO TRANSCREVE-SE ARTIGO PUBLICADO NO CORREIO DA MANHÃ:

09 Agosto 2009 - 00h30
Óbito: Raul Solnado morre aos 79 anos
Humor nacional perde o mestre (COM VÍDEO)Costumava dizer que uma piada levava horas a ser feita e se esgotava num instante. Aos 79 anos, Raul Solnado parou de rir: morreu ontem de manhã, vítima de doença cardiovascular grave, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
A gargalhada foi a sua arma em mais de meio século de carreira, com marcas fortes na televisão, teatro e cinema. As piadas fintaram a censura, brincaram com a guerra, entraram na farsa, na revista e no concurso popular.
Lisboeta de gema, do bairro da Madragoa, conservou sempre o ar traquina de miúdo e começou no teatro amador, em 1947, onde disse ter sido o actor António Silva quem puxou por si. Depois de se estrear no palco do Maxime, Solnado marcou o humor graças ao monólogo ‘A Guerra de 1908’, depois editado em disco e que se tornou êxito em 1962.
Foi o começo de uma forma de humor satírica e sem nunca recorrer ao palavrão, opção que Raul Solnado sempre rejeitou nos seus números. Hoje muitos consideram as suas rábulas percursoras do popular género da stand up comedy.
Ainda antes da televisão, com ‘Zip-Zip’ (1969), Solnado usou o teatro para vincar o seu nome, ao ponto de se lançar na abertura do Teatro Villaret, que abriu em 1965, tendo-o como protagonista em ‘O Impostor-Geral’. Mais tarde, luta pela classe e cria em 1999, com Armando Cortez, a Casa do Artista, de que era director, para apoio na terceira idade.
Embalado pelo sucesso televisivo ao lado de Carlos Cruz e José Fialho Gouveia, também já desaparecido, entrou na revista ‘Há Petróleo no Beato’ (1986) e na série ‘Lá em Casa Tudo Bem’ (1987). Experimentou ainda a telenovela, seja com ‘A Banqueira do Povo’ (1993), na RTP 1, ou breves participações em ‘Morangos Com Açúcar’ (2005) ou ‘Ilha dos Amores’ (2007), ambas na TVI. No cinema, o papel de inspector Elias em ‘A Balada da Praia dos Cães’ (1987), de José Fonseca e Costa, foi o ponto mais alto. Em 1991, pela mão da ex-mulher Leonor Xavier, lança a biografia ‘A Vida não se Perdeu’.
Ao lado do humorista Bruno Nogueira, Solnado gravou já doente a série ‘As Divinas Comédias’, que a RTP 1 começou a exibir ontem e analisa a evolução do humor, que conhecia como ninguém. Está ainda em pós-produção o filme ‘América’, de João Nuno Pinto, derradeiro papel do homem que repetia: 'Façam o favor de ser felizes.'
VIDA E OBRA DE RAUL SOLNADO
Teatro, discos, programas televisivos e filmes serviram para demonstrar o talento de quem tem a Casa do Artista como o seu grande feito.
1929 - Nasce em Lisboa
1953 - Estreia-se no teatro de revista com ‘Viva o Luxo’, no Teatro Monumental
1960 - Recebe o prémio de Melhor Interpretação Masculina do SNI graças ao filme ‘As Pupilas do Senhor Reitor’
1962 - Disco com sketches como ‘A Guerra de 1908’ e ‘A História da Minha Vida’ bate recordes de vendas em Portugal
1969 - Grava o primeiro programa ‘Zip-Zip’, com Carlos Cruz e Fialho Gouveia, que ainda hoje é um dos símbolos da RTP
1977 - Repete o sucesso na televisão graças ao concurso ‘A Visita da Cornélia’
1987 - Interpreta um memorável detective em ‘A Balada da Praia dos Cães’, em que José Fonseca e Costa adapta o livro de José Cardoso Pires
1993 - Participa na telenovela ‘A Banqueira do Povo’, protagonizada por Eunice Muñoz
1995 - Interpreta ‘O Avarento’, de Molière, no Teatro Cinearte
1999 - Inauguração da Casa do Artista, um dos seus grandes projectos
2001 - Regressa pela última vez aos palcos em ‘O Magnífico Reitor’, peça de Diogo Freitas do Amaral.
2007 - Contracena com a neta, Joana Solnado, na telenovela ‘A Ilha dos Amores’
REVOLUCIONÁRIO DA TELEVISÃO
A televisão portuguesa mudou em 1969 com a forma de fazer rir ao vivo de Raul Solnado. Em apenas sete meses, ‘Zip-Zip’ tornou-se um clássico da RTP, graças à boa disposição do artista, à crítica social e à cumplicidade com os apresentadores e amigos Carlos Cruz e José Fialho Gouveia, também já desaparecido. Solnado volta ao registo cómico no concurso ‘A Visita da Cornélia’ (1977), no qual contracenava com um boneco em forma de vaca. De novo ao lado de Cruz e Fialho Gouveia, aparece ainda no programa ‘E o Resto São Cantigas’ (1981).
REACÇÕES
'DEIXOU PEÇAS DE HUMOR PRECIOSAS' (Nicolau Breyner)
'Vou recordá-lo para sempre, porque quando as pessoas são recordadas para sempre não morrem. Era um grande homem que deixou peças de humor preciosas. Discutimos muitas vezes, mas fomos sempre amigos. Era amigo de sempre.'
'É UMA PARTE DA MINHA VIDA QUE DESAPARECE' (Carlos Cruz)
'É uma parte da minha própria vida que desaparece. O País já estava mais pobre com o afastamento dele. Merecia ter realizado o sonho que era trabalhar até ao último minuto, mas a dinâmica da comunicação em Portugal não o permitiu.'
'VIU O SEU TALENTO RENASCER NA NETA' (Herman José)
'O Raul foi tão longe quanto possível e construiu na vida uma obra de arte. Se tiver de escolher duas palavras para o descrever são ‘missão cumprida’. Era muito inquieto e teve a sorte de ver o seu talento renascer na neta, a Joana Solnado.'
'FOI UM GRANDE REPÓRTER DA REALIDADE NACIONAL' (Leonor Xavier)
'Ele é uma das figuras do século XX português, até porque há muitos registos do seu trabalho. O humor dele representa a maneira de ser português. Foi um grande repórter que desconstruiu a realidade nacional para a poder voltar a construir.'
'ERA O MAIOR DA SUA GERAÇÃO' (Fonseca e Costa)
'Era um grande amigo e um dos maiores actores com quem trabalhei [dirigiu-o no filme ‘A Balada da Praia dos Cães’, adaptação do romance de José Cardoso Pires]. O Raul Solnado era talvez o maior actor da sua geração.'
'DEIXA UM ENORME VAZIO ENTRE TODOS' (Cavaco Silva)
'Foi com grande pesar que tomei conhecimento da morte de Raul Solnado, figura bem conhecida e querida dos portugueses, cujo desaparecimento deixa um enorme vazio entre todos os que nos habituámos a com ele conviver.'
'UM DOS ARTISTAS MAIS AMADOS E ADMIRADOS' (José Sócrates)
'Raul Solnado foi sempre um dos artistas mais amados e mais admirados pelos portugueses. Para várias gerações foi também uma referência permanente com uma vida plena e intensamente dedicada à arte e à cultura.'
NOTAS
DESPEDIDA
Centenas de amigos e colegas foram ontem ao Palácio Galveias, em Lisboa, onde o seu corpo está em câmara ardente. Será cremado no Cemitério dos Olivais às 18h00.
DINASTIA
O apelido Solnado continuará presente no meio artístico. A neta Joana Solnado, filha da escritora Alexandra Solnado, é uma das actrizes mais populares da televisão.

-
Rui Pedro Vieira, in Correio Da Manhã, 09-08-2009

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

JOSÉ LEIRÓS DIVULGA A SUA LISTA

Chegou ao nosso conhecimento a constituição da lista candidata à Junta de Freguesia de Leça do Balio, pela Coligação Matosinhos Merece Melhor, liderada por José Leirós: A saber:

Alberto Teixeira

Ana gomes
Ana sofia
Angelo santos
Antonio gomes
Cesar magalhaes
Claudio andre
Eugenio teixeira
Fernando pinto
Helena micaela
Henrique dias
Hugo santos
Ines pinto
Jose leiros
Jose luis
Jose vieira
Liliana silva
Manuel januario
Olinda faria
Paulo costa
Sandra pirraco
Vania monteiro
André gonçalves
Lima Pereira

Christina gonçalves


Ramiro Monteiro

Ana mogadouro

terça-feira, 4 de agosto de 2009

MAIS UMA ENCHENTE NO ARAÚJO






Uma vez mais um mar de gente afluiu às Festas em Honra ao Carvalho Santo, na passada segunda-feira, para assistir à actuação de Romana, uma conhecida artista da música popular portuguesa.
Num claro sinal de aprovação quanto à organização e escolhas efectuadas pela comissão de festas, os balienses (e não só) deram uma prova cabal de que estas festividades devem ser apoiadas, incutindo-lhe uma ainda maior dinâmica.
Quem, uma vez mais, marcou presença foi José Leirós, candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Leça do Balio, pela Coligação PSD/CDS "Matosinhos Merece Melhor".

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

AGUIAR E LEIRÓS COM DIREITO A HINO NACIONAL






































A presença de José Guilherme Aguiar (candidato a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos) e José Leiŕos (candidato a presidente da Junta de Freguesia de Leça do Balio), nas Festas do Araújo não passou despercebida a ninguém.
Acompanhados pelas suas comitivas, - de onde constavam nomes como Clarisse de Sousa (líder da Concelhia do PSD), Maria Luisa do CDS/PP, o presidente da JSD Ricardo Cerqueira, os candidatos às Juntas de Freguesia de Matosinhos e S. Mamede de Infesta, Pinto Lobão e Célia Santos, respectivamente, bem como diversos candidatos à assembleia de Freguesia e Municipal - os candidatos percorreram as artérias por onde se estendia a festa, cumprimentando e trocando impressões com os populares, num evidente acto de crescendo de popularidade que vão tendo estes políticos.
De barraca em barraca, Aguiar e Leirós passearam no recinto perante cerca de 5 mil pessoas, com paragem final de frente ao palco, onde actuou o conhecido grupo musical "Santa Maria". Coincidência ou não, quando os candidatos chegaram, o agrupamento tocou os acordes de "A Portuguesa", o hino nacional português, que foi cantado pelas milhares de gargantas presentes. Um momento único que não deixou ninguém indiferente.
Momentos antes do fogo de artifício, José Guilherme Aguiar e José Leirós passaram junto ao Wc que eles próprios disponibilizaram para a população (ver texto abaixo), seguindo para o Largo do Araújo, onde, para além de comprarem algumas rifas no intuito de apoiar instituições locais, poderam ainda disfrutar do som saído dos coretos, onde actuavam 2 bandas filarmónicas.
No decurso de toda a visita, os apoiantes da Coligação Matosinhos Merece Melhor distribuiram panfletos alusivos à candidatura de José Leirós.
No prospecto, para além das promessas anteriormente efectuadas, em que garantem que todas as crianças do ensino básico terão livros gratuitos e que os mais carenciados ainda terão apoios no material escolar;que reduzirão as taxas de IRS que cabem à autarquia para o mínimo exigível na lei e que será disponibilizado transporte público com frequência, em todas as localidades da freguesia, sem excepção, acrescem novos compromissos assumidos perante a população. Entre elas destacam-se a construção de polidesportivos e parques infantis em todas as localidades da freguesia de forma a que toda a população possa desfrutar dos equipamentos, a construção de uma rede de equipamentos sociais, desportivos e de saúde que respondam às reais necessidades da freguesia, a conclusão da rede de saneamento básico em toda a freguesia e a implementação de mecanismos de forma a atrair e criar mais e melhor emprego para os habitantes de Leça do Balio.


PPM COM A COLIGAÇÃO PSD/CDS



Num claro sinal de união, Alfredo Côrte-Real, responsável máximo do PPM no Norte do País e José Trancoso, líder do PPM de Matosinhos, trocaram impressões com José Leirós e Célia Santos, candidatos a presidentes da Junta de Freguesia de Leça do Balio e de S. Mamede de Infesta, respectivamente.
Após marcarem presença no Fest'Arte de S. Mamede de Infesta, a comitiva marcou presença nas festas em Honra ao Carvalho Santo, no Araújo, Leça do Balio.

PRESIDENTES LEVAM FALTA DE COMPARÊNCIA

O dia de ontem foi o ponto alto das festividades em Honra ao Carvalho Santo, no Araújo.
De manhã, realizaram-se as cerimónias religiosas, com a missa e de tarde continuou com a procissão.
Ora, quer numa quer noutra houve faltas a presenças de assinalar. A saber:
Na missa, notou-se a ausência do actual presidente da Junta de Freguesia de Leça do Balio;
Na procissão, não se deslumbrou a presença do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos;
Nas cerimónias profanas, nenhum marcou presença.
Quem esteve a todo o gás, quer de manhã, quer à tarde e à noite foi José Leirós, candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Leça do Balio, que contou com a presença de José Guilherme Aguiar, candidato a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
De salientar a boa afluência de público a estas festividades, bem como o grande esforço dos elementos da comissão de festas, para que tudo se desenrolasse dentro dos parâmetros normais.

domingo, 2 de agosto de 2009

PROBLEMA RESOLVIDO



José Leirós prometeu e cumpriu.
As Festas em Honra do Carvalho Santo, no Araujo, já têm casa de banho.
Este foi uma prova inequívoca de que se houver boa vontade tudo se realiza.
Assim, fica o recado para o presidente da Junta, que para além de não disponibilizar wc´s, também não disponibilizou água nem contentores do lixo para os comerciantes e visitantes.
Foi com alguma tristeza que ontem constatei um comerciante das festas do Araújo, cuja faixa etária se deveria situar nos 70 anos, a carregar 4 garrafões de 5 litros cada cheios de água que teve de vir buscar a um estabelecimento comercial situado no largo do Araújo, quando bastava que o executivo da Junta instalasse 2 ou 3 torneiras pelo recinto (inclusive as ligações estão feitas).
Com esta falta de dinâmica não parece que as Festas do Carvalho Santo são das mais importantes da freguesia, conforme o sr. Francisco Araújo referiu a um jornal local. Imaginem se não fossem...

sábado, 1 de agosto de 2009

FESTAS DO ARAÚJO SEM WC´S

Como é do conhecimento de todos os balienses estão a decorrer as Festas em Honra do Carvalho Santo, na localidade do Araújo.
Facilmente constatamos que os Wc´s públicos existentes no Largo do Araújo foram fechados, ao que apuramos, pelo executivo da Junta de Freguesia de Leça do Balio, liderada pelo sr. Francisco Araújo.
Será caso para perguntar, onde irão os visitantes satisfazer as suas necessidades fisiológicas?
De acordo com o que se ouviu dizer, o candidato da Coligação PSD/CDS ao ter conhecimento da situação de imediato encetou contactos de forma a disponibilizar sanitários para todos os que afluirem às festividades.
Não parece estar a ser uma tarefa fácil, pois à última hora é complicado colocar em funcionamento todo um processo logístico ainda para mais, quando as empresas que comercializam/alugam este tipo de infra-estruturas estão sem stock devido aos festivais musicais de Verão e à Feira Medieval de Santa Maria da Feira.
Pelo menos vale o esforço. Obrigado Leirós.

CAPOEIRA OU POLIDESPORTIVO?

Há dias passei pela zona do Monte do Vale e deparei-me com uma situação, no mínimo bizarra.
Não é que por momentos pensei que andava uma meia dúzia de jovens atrás de uma galinha numa capoeira gigante que ali tinham instalado?
Depressa constatei que esse não seria o pior dos cenários. A realidade é que realmente estava meia dúzia de miúdos a correr (não atrás de uma galinha) mas atrás de uma bola, num recinto em terra batida e rodeado de rede. Algo a que lhe chamam polidesportivo, mas que a mim mais me parece uma capoeira.
Será caso para perguntar se a Feira Medieval de Leça do Balio este ano começou mais cedo.

PAVIMENTO ADRENALINICO

Quem desce do Padrão da Légua para Custió constata que o pavimento da estrada (uma das mais movimentadas da freguesia) está um caos.
Ora, se não é um buraco é uma tampa de saneamento que está demasiadamente levantada, ou se estamos a desviar-nos de um obstáculo caímos logo noutro buraco... Enfim, de todo este mal, só os mecânicos é que podem ver um aspecto positivo...
Não estará na hora de as entidades responsáveis darem um melhor trato ao pavimento e simultaneamente aos milhares de condutores que diariamente atravessam esta artéria?
Fica o reparo...